Você já ouviu falar desses tipos de cerimônia?

Casamento! Quando o assunto é casamento, logo vêm muitas emoções.

Afinal nada é mais emocionante que se imaginar subindo ao altar junto para encontrar a pessoa amada. Trocar votos de amor e fidelidade por toda uma vida…Ahhh!

E a cerimônia também se tornou um momento único e extremamente prazeroso! Ela pode (e DEVE!) ter a personalidade do casal. Existem cerimônias mais tradicionais, clássicas, com cortejos e ritos pré-definidos. Casamentos católicos e evangélicos, por exemplo, seguem uma liturgia sacramental.

Mas hoje, também, é possível mesclar outros ritos que também são cheios de representações e simbolismos.

Portanto, separamos os principais tipos de cerimônia para você saber mais como que ocorrem as diversas celebrações.

  • Cerimônia das Areias
Cerimônia das Areias
Cerimônia das Areias

Num ato simbólico, unem-se duas areias coloridas, que não se separam mais. Para essa cerimônia, temos que ter três potes, um vazio, outro com areia cor de rosa e o último com areia azul (ou de quaisquer outras cores que o casal preferir).

Em algum momento da cerimônia, o celebrante junta as duas areias simultaneamente no pote vazio. Essa mistura de areias simboliza a união casal. Uma vez que as areias são misturadas não podem ser colocadas de volta em vasos separados, estando para sempre entrelaçadas. É o que se deseja para o casamento: que seja para sempre!

A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma e o casal ainda pode aproveitar e usar o vaso como parte da decoração de sua nova casa, para lembrarem todos os dias desse momento inesquecível!

  • Cerimônia das Velas

A cerimônia das velas representa a chama da vida, a luz que Deus nos entregou no momento de nosso nascimento. No dia do casamento, ela se torna mais brilhante e forte com a união das chamas das duas famílias. Para essa cerimônia, o ideal é que haja três velas (podem ser diferentes ou iguais). Uma vela vai representar a família da noiva, a outra, a do noivo e a terceira vela simboliza a nova família que se forma.

Cerimônia das Velas
Cerimônia das Velas

Durante o cortejo de entrada, uma pessoa de cada família entra com as velas. Normalmente, as mães são escolhidas para representar suas famílias. As duas velas devem ficar acessas durante toda a celebração e, no momento em que o celebrante indicar, o noivo e a noiva pegam a vela que suas mães trouxeram e acendem juntos uma vela central.

Enfim, eles se tornam uma única chama, simbolizando a união da nova família que surge ali!

  • Cerimônia do Vinho

Esta é uma das cerimônias de que mais gosto! Isso porque o vinho tem uma representação muito forte para os cristãos. Mais ou menos como acontece com as areias, aqui, ao invés de vasos, temos três taças: uma com vinho tinto, outra com vinho branco e uma taça vazia.

Cerimônia do Vinho
Cerimônia do Vinho

Essas taças podem entrar em cortejo, com alguém da família levando, ou podem já ficar sobre a mesa do celebrante durante a cerimônia. Logo após a troca das alianças (ou em outro momento que o celebrante estabelecer ou o casal desejar), o celebrante deve pedir para que o casal misture o vinho tinto com o vinho branco na taça que se encontra vazia, formando uma nova bebida. Ela representa a união do casal.

Feito isso, o casal bebe o vinho misturado (confesso, não é muito saboroso!), envolve a taça em um tecido e as quebram. Isso simboliza que daquele vinho ninguém mais beberá!

  • Cerimônia da Caixa

Essa é muito legal porque pais, avós e padrinhos podem participar! O casal leva uma caixa bem bonita, de preferência de madeira, para durar bastante tempo, e com uma fechadura. Cada um dos noivos deve ter uma chave dessa caixa.

Cerimônia da Caixa
Cerimônia da Caixa

Antes da cerimônia, o Cerimonial ou alguém da família deve pedir para os familiares, padrinhos e amigos próximos escreverem um cartão, falando sobre os altos e baixos de uma relação a dois, o que eles desejam para o casal, enfim, mensagens para a vida deles. Durante a cerimônia, o celebrante pede para alguém recolher esses bilhetes e coloca dentro da caixa. Em seguida, ele pede para o casal recorrer a essa caixa nos momentos de dificuldades, para que lembrem do verdadeiro motivo que os levaram a se casar. Um valioso presente de todos os convidados!

Essas são algumas das cerimônias  que mais ocorrem para celebrar casamentos. Tudo sempre vai se adequando ao tipo de cerimônia que os noivos querem e ao destaque que também querem dar ao amor, à família e ao respeito entre eles. Tudo do jeito que eles sonharam para um casamento perfeito!

 

Sobre a autora

Roberta Silva é graduada em Comunicação Social e especializada em assessoria para noivos,  trabalha com muita dedicação e carinho para que o seu evento esteja de acordo com os seus sonhos. Junto de sua equipe, fazem de cada evento um momento único e muito especial.

email:robertasilvacerimonial@gmail.com
(61)98120-8067 operadora Claro  e whatzap

 

Deixe uma resposta